“Os verdadeiros bem-estares têm um passado.”
G. Bachelard em “A Poética do Espaço”

CASA DE CULTURA | KAFFEE | COMEDORIA ALEMÃ

Bem-vindo ao Gansaral

Resgatamos as principais tradições e os temperos de nosso clã alemão do Campo Belo e de Santo Amaro para que os antigos residentes se regozijem com suas lembranças afetivas, e para que mais pessoas travem contato e perpetuem esta cultura, sempre viva.

AGENDA DE CONCERTOS
HAUSMUSIK

concerto_13_07_25

Requiem a 6 vozes. Duarte Lobo, 1639.

Um presente que me arrebatou quando estudante em Portugal, para aqueles que foram, de alguma forma, professores de todos os flautistas deste país — Giulia Tettamanti (idealização e direção).

📌 13/7 Domingo às 16h no @gansaral ingresso: R$ 40. Reserva mediante compra de ingresso, garanta seu lugar!

O Réquiem a seis vozes é uma joia da polifonia portuguesa, ora uma cama sonora de suspensões e resoluções, ora contraponto imitativo, ambos costurados por um cantochão em alternatim que passeia por todos os âmbitos vocais, do soprano ao baixo. Neste concerto, apresentaremos a versão integral da missa, com cantores, consort de flautas doces renascentista, gamba, cordas dedilhadas e teclas.

💡Considerado um dos expoentes da época dourada da polifonia portuguesa, Duarte Lobo (1564-1646) iniciou seus estudos musicais como moço de coro da Sé de Évora, onde foi aluno do prestigiosíssimo Manuel Mendes. Foi mestre de capela da Sé de Évora e, posteriormente, da Sé de Lisboa, onde ensinou música no Colégio do Claustro. Foi o compositor português mais famoso de seu tempo, tendo sua obra sacra amplamente divulgada e impressa em quatro volumes na renomada oficina de Plantin na Antuérpia. Escreveu duas missas pro defunctis, a 6 e a 8 vozes, e várias missas paródia baseadas em motetes de Palestrina e Francisco Guerrero.

SIGA O VÔO DOS GANSOS